ASSOCIE-SE

Mas, para que serve o sindicato? Por que ser sindicalizado? O que é o sindicato?

.1 - Hoje temos emprego, salário, previdência, Os direitos que os trabalhadores têm, hoje, é fruto de muitas lutas, vindas desde o século XIX. 1 - Hoje temos emprego, salário, previdência, plano de saúde, e tantos outros direitos garantidos. Milhões de trabalhadores não têm. Amanhã, quem garante que não estaremos sem emprego, vivendo na informalidade, sem salário, sem renda, sem direitos, sem futuro? E pensando nisso que nos organizamos em sindicatos.

2 - Os direitos que os trabalhadores têm, hoje, são fruto de muitas lutas, vindas desde o século XIX. Duros combates e mobilizações para melhorar a vida dos trabalhadores se deram não só no Brasil (desde a escravidão), mas no mundo inteiro.

3 - A luta pela definição, e depois pela redução da jornada de trabalho, vem de 150 anos. Quando não havia sindicatos, nem direitos trabalhistas. Era o patrão quem decidia o preço da força de trabalho e a duração da jornada. Eram de 14 ou 16 horas diárias, e o trabalho das crianças e mulheres não remuneradas.

4 - Só na década de 1920 os trabalhadores conquistaram a jornada de 8 horas diárias.

Por isso que é necessário se sindicalizar para não jogar-mos fora todo aquilo que já conquistamos.

Por que a união faz a força, preencha sua ficha e envie para o sindicato no endereço citado no formulário:

ficha pdf ficha pdf
BAIXAR FICHA